top of page

Rua da Lama

Posso afirmar que a Rua da Lama tem enraizado na sua história a lama e o álcool.

Ela que antes era apenas lamaçal veio evoluindo junto com o seu dono, o bairro Jardim da Penha. O que antes era apenas lama virou uma boêmia rua, virou um badalado ponto de encontro dos jovens.

A Rua da Lama foi iluminada por muito tempo apenas por farol de carro. Fita cassete bombava e Skol era a cerveja do momento. Bares abriam e fechavam, mas sempre sobrava alguns para continuar a festa. Um dos primeiros era o Socó Lanches, o estabelecimento ficava onde hoje é o Mc Donald’s, claro que no Socó os lanches eram bem menos industrializados, mas de certo que o que era levado em consideração era a temperatura da cerveja e, claro, o emocionante caderno de fiado. Outros mais fizeram sucesso: Argentino; Cuxixo; Papo furado 1; Papo Furado 3; Raiz Quadrada; Mudando de Conversa; Trailer Candinho; Anexo do Raiz, (...)


A música predominante era o rock’n roll, talvez daí tenha surgido a nossa linda definição de balada (rock). Era rotineiro a presença de músicos tocando ao vivo, sem pretensão de sucesso, desejando apenas a diversão. Foi criado o evento Rock da Lama, diversas bandas com nomes magníficos (há) vieram a se apresentar como Banda Zoopatia, Banda Dois, Lordose pra Leão, Banda Urublues, Banda Lobo Mau, Companhia 95.



Com o tempo notamos outros estilos de músicas adentrando e se fazendo mais que presente na nossa Rua da Lama, tudo foi se diversificando, hoje temos bares com anos de ‘rua’, temos o postinho que virou mais que ponto de encontro, temos bancos de cimento chamados de banco da Hebe, a verdade é que a Lama pode mudar o que for, mas nunca deixará de ser o nosso magnífico ponto de encontro.

Nota-se que Rua da Lama é um nome que auto se define, queria eu conseguir descobrir do que é feita a história dos nomes de cada local turístico da nossa amada Vitorinha. Por exemplo fiquei a saber que Jardim da Penha era assim denominada pois era basicamente repleta de mato, e dela se avistava o Convento da Penha, literalmente um Jardim da Penha. Mas será que a curva da Jurema era de alguma Dona Jurema? Apenas posso nesse momento relatar a história da nossa querida Lama, mas caso vocês tenham mais histórias intrigantes e informações de nomes de outros locais não deixem de nos contar!!!


OBS. Existe no youtube um breve documentário com uma compilação de vídeos de uns belos anos atrás, engraçado seria você ver seus pais em um deles, trajando uma bacana roupa e embriagados. (Nos avise se isso ocorrer, por favor rs)

https://www.youtube.com/watch?v=cVIt-xaldH4

Colaboradora: Rayana Abrahão Netto


bottom of page