top of page

Vitorinha, nossa atividade que virou modelo!


Todos sabemos que praticar exercício faz muito bem para saúde, não só física como mental. A prática auxilia na perca de peso, evita resfriados, melhora a postura, reduz colesterol ruim, previne diabetes, regula o sono, alimenta sorrisos e outros tantos aspectos positivos. O problema é que muitas das vezes o exercício também auxilia na ‘perca’ da grana (rs), é, temos que pagar para malhar, jogar futebol, nadar e outros tantos, mas sabia que a nossa capital é tão maravilhosa que oferece exercícios DE GRAÇA? Aí você já está pensando – Ah, são as tais das academias populares. – Não gente, é algo melhor!!!


Em 1990 foi criado o Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) que veio com o intuito de diminuir o sedentarismo dos capixabas, fornecendo pessoal capacitado para orientar e incentivar a prática regular e correta das atividades. Acreditem, o SOE é nosso! Tudo se iniciou na nossa linda capital, inclusive o serviço é considerado modelo pela Confederação Sul-Americana de Medicina do Esporte e pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (SBME), e ainda está sendo visado por outros Estados, por esses dias um vereador de Minas veio ao módulo dar uns conferes!


A Prefeitura de Vitória com o SOE criou/estabeleceu módulos pela cidade, e existem muitos espalhados. Em cada um destes é estabelecido diferentes atividades, como exemplo: aulas de aeróbico, circuito, ioga, alongamento, capoeira, entre outros. Nesta matéria me restrinjo ao módulo da Praia de Camburi, mas logo abaixo deixo mais informações dos demais, caso tenha despertado o interesse.


O Módulo da Praia de Camburi fica localizado entre os quiosques 2 e 3, é bem fácil de identificar, tem um deque super fofinho. Caso você tenha interesse em entrar pro clube dos atletas do SOE basta chegar! Os professores informam que podem ser feitas aulas experimentais, apenas é avaliado se existe alguma restrição do aluno ao exercício, e querendo continuar as atividades é feito um cadastro, no qual serão registradas suas informações pessoais, medidas abdominais, peso, altura e pressão. Depois de 6 meses vem a reavaliação, apenas para comprovar que você está com a saúde muito melhor, afinal não tem como não evoluir naquele cenário: de frente para a praia, com professores animados e atenciosos, e com coleguinhas que é difícil segurar o riso e o sorriso!

No módulo da Praia fica nítido que a interação dos alunos já não se limita mais aos exercícios, viraram amigos, daqueles que fazem programas juntos, como excursões e bazares. Quando alguém falta literalmente faz falta, e até gera uma preocupação aos companheiros, e acredito ser esse o ponto mais alto e fenomenal do SOE, a união dos moradores dos bairros, eles realmente lutam para que seus músculos estejam melhores definidos, que o equilíbrio se torne perfeito, que a mente se torne leve, mas acima de tudo praticam a empatia, o carinho ao próximo!


Vem você também desfrutar de um projeto tão bacana da nossa ‘Diva Vitória’. Abaixo deixo o horário das atividades do SOE da Praia de Camburi e também o link da prefeitura informando a localização dos outros módulos do SOE!


PRAIA DE CAMBURI


Segunda

7:00 Hidroginástica

7:00 Ginástica Localizada

8:00 Alongamento

8:00 Vôlei

19:00 Ginástica Localizada

20:00 Capoeira


Terça

7:00 Circuito

7:30 Alongamento

8:00 Yoga

18:50 Alongamento

19:30 Capoeira (todos os níveis)


Quarta

7:00 Hidroginástica

7:00 Ginástica Localizada

8:00 Alongamento

8:00 Vôlei

19:00 Circuito (no deck)

20:00 Capoeira (nível Iniciante)


Quinta

7:00 Circuito

7:30 Alongamento

8:00 Yoga

18:50 Alongamento

19:30 Capoeira (todos os níveis)


Sexta

7:00 Hidroginástica

7:00 Alongamento

8:00 Vôlei

19:00 Circuito (na areia)

19:00 Capoeira (roda e musicalização)


Mais informações: http://www.vitoria.es.gov.br/cidade/orientacao-ao-exercicios


Colaboradora: Rayana Abrahão Netto






bottom of page