top of page

Ondulação grande deixa os dias de verão mais coloridos em Camburi


Essa semana foi IRADA pra Vitorinha! Pra quem tem ligação com o mar, sabe que Janeiro não é período de ondas, o famoso flat. Contra todos os prognósticos, no entanto, rolou um tal de ciclone atípico que trouxe um swell – gíria dos surfistas para um fenômeno de ondas grandes – inesperado! Resultado disso tudo: ondas na PRAIA DE CAMBURI!


Loucura, né? Camburi beeem raramente tem onda ao longo do ano, a probabilidade disso acontecer no verão é praticamente impossível. Mas parece que Deus resolveu nos presentear! O calçadão, que já fica mais cheio nessa parte do ano, ganhou uma cor nova: a cor do surf.


A energia estava linda. A praia se transformou num palco de um show quase que inédito. Qual não deve ter sido a alegria dos surfistas que, em tempos normais, precisam pegar seus carros e rumar a algum pico mais ou menos distante da capital, mas que, nessa oportunidade, puderam ter o benefício de sua paixão ali, a 5 minutos de casa.


Por alguns dias, Vitorinha se tornou Califórnia – skate, bicicletas e um monte de prancha na água! Foi realmente um momento incrível pra quem tava dentro da água, e pra quem tava fora dela observando tudo também!


Os mais velhos dizem que antes do píer da Vale e do aterramento realizado pela prefeitura, tinha onda de sobra por ali. Ficamos tristes ao saber o potencial que esse calçadão perdeu quando resolveram acabar com as ondas de Camburi – imagine quão diferente seria o espaço urbano por aquelas redondezas se houvesse ondas constantemente -, mas felizes por saber que esses momentos, quando acontecem, chegam cheios de magia e os capixabas aproveitam cada segundo!


Ficamos, todos nós que presentamos essa benção da natureza, com um gostinho de quero mais. Na esperança de que em algum dia, de alguma forma, a prática do surf possa também ser feita ali, do ladinho da nossa casa e contaminar nossa população ainda mais com esse tão importante aspecto para qualquer cidade: conexão com a natureza.



bottom of page