top of page

5 coisas que um gringo mais gostou em Vitória!

Olha, fazer essa matéria encheu nosso coração de orgulho e os olhos de lágrimas! Tanta gente reclamando da doce Vitorinha, e foi nas palavras do polonês Mateusz Kadłubowski que a gente encontrou as mais bonitas declarações ao solo capixaba.

Mateusz chegou em Vitorinha pra fazer um intercâmbio voluntário na AIESEC – uma ONG que faz um trabalho de intercâmbio super legal aqui no estado, qualquer dia a gente fala mais deles aqui! – e ficou por volta de 2 meses com sua família hóspede em Vila Velha.

No perfil de seu Facebook, o intercambista listou as coisas que mais vai sentir falta da experiência que teve aqui – coisas que a maioria de nós sequer dá valor. Bóra apertar a tecla SAP no post dele, ó:

Nº 5 – Guaraná - “Um drink incrível que você consegue apenas no Brasil, até aonde eu sei. Eu amo guaraná e é muito melhor que Coca-cola! Porque não temos isso na Polônia?”

Nº 4 – Tapioca – “Culinária típica brasileira. Encontrei um restaurante em Vitória que tinha a melhor tapioca de todas! Eles conseguem misturar tapioca literalmente com tudo, até com chocolate!”

Nº 3 – Trajeto do busão Vitória-Vila Velha – “Lembro-me da 1ª vez que subi num ônibus para ir ao escritório da AIESEC, achei que ia morrer quando o motorista ligou o modo rally! Sempre que ia do trabalho para casa da minha família, era uma louca aventura – era arremessado pra fora da cadeira quase sempre! Vou sentir muita falta disso e também de ver a paisagem da cidade e as pessoas daqui pela janela.

PS: se você é da Europa e está vindo visitar o Brasil, eu te aconselho a segurar firme no assento!

Nº 2 – Forró do k1 – “Você pode descobrir a beleza da cultura brasileira quando dança forró. Mesmo se você for muito tímido, como eu, você vai amar! Foi mágico e até fácil! Também vou sentir falta das minhas professoras Talita e Layla, realmente não vejo a hora de voltar pra Vitória e dançar com vocês na praia de Camburi!”

Nº 1 – Natureza no ES (essa vai ser uma porrada na cara do capixaba reclamão!) – “A maioria das pessoas quando pensa em visitar o Brasil pensa no Rio. Acreditem em mim, vocês precisam dar uma chance pra essa região linda, o Espírito Santo! Você verá que simplesmente não há palavras ou sentimentos pra descrever a natureza daqui, você precisa ver com os seus próprios olhos! Ainda não explorei tudo que poderia por lá, o que me soa como uma grande motivação pra voltar ;)

DEMAIS, NÉ NÃO? Gentem, o olho encheu de lágrimas aqui de novo! E você, capixabeco de auto-estima baixa, começa a fazer propaganda boa da sua terra natal também! Não tem ninguém aqui falando que o ES tem que começar a ser o maior pólo turístico do mundo, mas ter orgulho do lugar em que você nasceu não faz mal a NINGUÉM.

Valeu Mateusz, que bom que você gostou do nosso lugarzinho! Aguardamos você aqui de volta; seja sempre muito bem vindo porque Vitorinha também é lugar de gente acolhedora!


bottom of page